sexta-feira, 13 de maio de 2011

Twiggy.



Escritora, estilista, modelo, cantora, atriz, apresentadora, enfim, Twiggy foi, é e pode ser o que desejar, além de ícone dos anos 60's.

A carreira da moça começou cedo, aos 16 anos ela caminhava rumo as lentes do fotógrafo Barry Lategan com seu corpinho esquelético e seus olhos delicadamente grandes entalhados em seus traços angelicais.

Seu verdadeiro nome é Lesley Hornby, “Twiggy, cujo nome significa ‘graveto’, foi a primeira modelo a se tornar um ídolo de massa. Para qualquer lado que fosse, multidões a cercavam, como acontecia com os Beatles”, descreve Charlotte Seeling no livro Moda – O Século dos Estilistas.

De tão magrinha (1,67m, 42 kg, 82-59-82), Lesley era chamada de "graveto" (twig, em inglês).

Foi descoberta pelo fotógrafo Justin de Villeneuve, nome artístico de Nigel John Davies.

O ensaio com Barry Lategan acabou nas mãos de Deidre McSharry, então editora do jornal inglês Daily Express. Em 23 de fevereiro, ela estampava a primeira página do diário, sob o título Face of ‘66.

A carreira da modelo decolou justamente por se contrapor ao padrão de beleza feminina dos anos 50, de mulheres voluptuosas e sensuais como Marilyn Monroe.
Twiggy emprestou nome e rosto para bonecas, jogos, canetas, cílios postiços, cabides, meias e até máscaras.

Com 17 anos, Twiggy contabilizava fãs até no Japão e ostentava no currículo poses para grandes nomes da fotografia, como Melvin Sokolsky, Richard Avedon e Bert Stern

Em 1968, Twiggy foi clicada ao lado de Marilyn Monroe, Ginger Rogers, Greta Garbo e Rita Hayworth para a revista Queen.

Em 1969 ela deixou de ser modelo para tentar as profissões de atriz e cantora. Participou de programas de televisão e de espetáculos da Broadway, e gravou vários discos. Lançou também três autobiografias: Twiggy by Twiggy (How I Probally Just Came Along on a White Rabbit at the Right Time, and Met the Smile on the Face of the Tiger), em 1968; Twiggy, em 1975, e Twiggy in Black and White, em 1997, nenhuma delas lançadas no Brasil.

Em 1970, apenas quatro anos após ter começado a modelar, foi escalada pelo diretor Ken Russell para estrear como atriz na versão cinematográfica do musical The Boy Friend. Twiggy ganhou dois Globos de Ouro pelo papel (atriz revelação e melhor atriz em musical).

Em 1973, posou ao lado de David Bowie para o álbum dele chamado Pin Ups.

Participou também de filmes como Club Paradise (1986), com Robin Williams, e Madame Sousatzka (1988), ao lado de Shirley MacLaine e Leigh Lawson, seu marido até hoje (Twiggy tem uma filha, Carly Lawson, de seu primeiro casamento, com Michael Witney, que morreu em 1983). Nos anos 1990, comandou o talk-show Twiggy’s People, na ITV, e, em 2001, encabeçou outro programa, Take Time with Twiggy, no mesmo canal. Gravou vários álbuns, passando por diversos gêneros: pop, rock, disco, country... O mais recente CD, Gotta Sing Gotta Dance, tem canções de compositores como Noel Coward, Cole Porter e Richard Rodgers e foi lançado no ano passado.

Atualmente, além de cantar, Twiggy assina uma linha de aromaterapia e costuma se dedicar a causas sociais, sendo uma ativa militante do PETA (People for Ethical Treatment of Animals) e é ex-jurada do program "America's Next Top Model", produzido pela também ex-modelo, Tyra Banks.

Fontes: Revista Elle / Wikipedia.

Veja abaixo algumas fotos dacarreira de Twiggy.
Twiggy
Twiggy
Twiggy
Twiggy
Twiggy
Twiggy-poses-with-David-Bowie-in-Paris-for-the-cover-of-his-Pin-Ups-album-1973-Photo-by-Justin-de-Villeneuve-Hulton-Archive-Getty-Images2-711x712
Twiggy com David Bowie
Capa do Disco da Twiggy
Twiggy no Muppet Show.
Twiggy nos dias atuais.

Carey Mulligan como Twiggy

Nenhum comentário:

Postar um comentário