segunda-feira, 9 de maio de 2011

Louis Vuitton.

Quem nunca se deparou com alguem carregando aquela mala de viagem de rodinhas toda marrom com vários simbolos iguais a este:
 
 
Pois é, Louis Vuitton é o nosso assunto hoje.
 
A Louis Vuitton é famosa por customizar malas e baús de acordo com a necessidade de cada cliente, a empresa esta nisso a cerca de 155 anos, e nossa história começa com Louis Vuitton, bisavô de Patrick Vuitton, diretor do departamento de pedidos especiais e mestre artesão dos desejos mais extravagantes de seus clientes, como estes por exemplo:
 
 
1. Mala que se transforma em chuveiro.
2. Case para IPod.
3. Maleta para cruz vermelha.
 
 
4. Porta enfeites natalinos.
5. Caixa para máquina fotográfica.
6. Baú para taça da Copa do Mundo.
 
Dentres outras loucuras, que assim que detectadas eu faço questão de postar aqui.
 
Hoje a Louis Vuitton não só produz malas e báus como também bolsas, sapatos, roupas, relógios, jóias, etc.
Concorre com Versace, Gucci, Chanel, Prada, Armani, Dolce & Gabbana, Christian Dior, Calvin Klein, Yves Saint Laurent, dentres outras marcas de luxo.
 
(Faço questão de elaborar um hanking aqui).

É uma das principais empresas da holding LVMH sediada em Paris, França. A empresa tem como diretor artístico o fashion designer Marc Jacobs.

O fundador da marca, Louis Vuitton (Anchay, 4 de agosto de 1821 — Paris, 27 de fevereiro de 1892) foi um fabricante de malas e bolsas na segunda metade do século XIX, em Paris. Criou sua oficina em 1854 em Paris, onde produzia artesanalmente malas e bolsas. Seu trabalho foi reconhecido na Europa quando reinventou o formato das malas de viagem e criou um padrão de desenho diferente comparado ao que havia na época.

Por conta das novidades introduzidas por Louis Vuitton, os seus produtos começaram a ser imitados na Europa. Para impedir as falsificações, Vuitton tentou diferentes desenhos nos produtos para que pudessem identificar a sua autoria. Finalmente em 1896, criou o monograma das letras “L” e “V”, juntamente com símbolos que reproduziam flores – os desenhos recobriam a lona que servia de insumo para os produtos. O monograma criado perdura até hoje como marca da empresa, e o conjunto dos símbolos que faz parte da identidade visual da marca.

Em 1987, a empresa Louis Vuitton juntou-se com a fabricante de champanhes Moët et Chandon e a fabricante de conhaques Hennessy para criar uma empresa de bens de luxo: o grupo LVMH (Louis Vuitton - Moët Hennessy). O grupo se especializou em incorporar marcas de luxo, o empreendimento foi bem sucedido e atualmente o grupo é dono de 60 marcas, sendo uma delas a própria Louis Vuitton. Outras marcas que compõe o grupo são Christian Lacroix, Donna Karan, Fendi, Givenchy e Veuve Clicquot. A política da LVMH é de manter a gestão destas marcas de forma autônoma. Em 2009, o grupo obteve uma receita bruta de US$ 17 bilhões de dólares.

A formação deste grupo fez gerar outros conglomerados entre as marcas de luxo concorrentes. As marcas se uniram ou compraram umas as outras e formaram grupos controladores. Um grupo chama-se Pinault-Printemps-Redoute e controla marcas como Gucci, Yves Saint Laurent e Oscar de La Renta. Outro grupo é o Richmont que domina Cartier, Montblanc, Lagerfeld entre outras.

Atualmente trabalham 9.671 pessoas para a Louis Vuitton. Sua missão é fazer da viagem uma experiência pessoal e única. Os seus valores, que não mudaram desde o ano de sua criação, são: originalidade, espírito “avant-garde”, qualidade, “saber fazer” e paixão. A primeira loja aberta pela Louis Vuitton foi em 1854 em Paris, França. Em 1885 foi aberta a segunda loja em Londres, sucedida por lojas em Nova York, Bombai, Washington, Londres, Alexandria e Buenos Aires. Atualmente, são 432 lojas , e a presença da marca alcança 63 países. No Brasil, existem seis lojas da grife. Quatro em São Paulo - nos shoppings Cidade Jardim, Iguatemi e Daslu; outra loja nos Jardins; uma loja no Rio de Janeiro, no Bairro Ipanema; e outra em Brasília, no Shopping Iguatemi.
 
Ficheiro:Louis-Vuitton-Paris.jpg
 
A distribuição da marca é bem seletiva, facilitando o controle e a qualidade, faz também com que o produto seja visto como algo raro e isso influencia o preço, resumindo, Louis Vuitton é símbolo de qualidade, raridade e LUXO!
 
 

http://www.louisvuitton.com/

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